quarta-feira, setembro 10, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeINTERNACIONALSérvio: Oposição lança sinalizadores e gás lacrimogêneo no plenário

Sérvio: Oposição lança sinalizadores e gás lacrimogêneo no plenário

O primeiro dia da sessão legislativa de primavera no Parlamento sérvio em Belgrado foi marcado por cenas de caos e violência protagonizadas por membros da oposição. Deputados favoráveis aos protestos contra a corrupção no país acenderam sinalizadores e lançaram bombas de fumaça no plenário, resultando em ferimentos a vários parlamentares.

A sessão, que deveria formalizar a renúncia do primeiro-ministro Milos Vucevic e discutir um novo projeto de lei sobre ensino superior, transformou-se em um campo de batalha político. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram deputados da oposição empunhando sinalizadores coloridos e lançando fumaça rosa e preta no recinto.

A presidente do Parlamento, Ana Brnabic, condenou veementemente as ações da oposição, declarando: “Sua revolução colorida falhou e este país viverá, trabalhará e continuará a vencer”.

Os incidentes no Parlamento são um reflexo da crescente tensão política na Sérvia, que vem enfrentando meses de protestos liderados por estudantes contra a corrupção. O estopim para essas manifestações foi o desabamento de um teto em frente a uma estação ferroviária em Novi Sad no ano passado, que resultou em 15 mortes.

Esse movimento de contestação tem exercido pressão considerável sobre o governo sérvio e o presidente Aleksandar Vucic, levando à renúncia de vários altos funcionários, incluindo o primeiro-ministro em janeiro.

A situação no Parlamento se agravou ao longo do dia. Além dos sinalizadores e bombas de fumaça, deputados da oposição atiraram ovos e água em membros do partido governista. Um parlamentar chegou a descarregar um extintor de incêndio sobre outros deputados.

Como resultado desses incidentes, várias deputadas ficaram feridas, com uma delas sendo hospitalizada em terapia intensiva após sofrer um AVC, segundo informações do ministro da Saúde sérvio, Zlatibor Loncar.

O Ministério Público de Belgrado ordenou que a polícia reunisse todas as evidências disponíveis para identificar os indivíduos responsáveis pelo uso de dispositivos pirotécnicos durante a sessão. O ministro do Interior, Ivica Dacic, afirmou que os deputados envolvidos em atos de violência não serão protegidos pela imunidade parlamentar.

Enquanto o caos se instalava dentro do Parlamento, manifestantes estudantis se reuniram do lado de fora, realizando 15 minutos de silêncio em memória das vítimas do acidente de Novi Sad. Os protestos, que se espalharam por várias cidades da Sérvia, incluindo um grande ato em Nis no último fim de semana, continuam a pressionar o governo por mudanças.

Os manifestantes convocaram um novo grande protesto em Belgrado para o dia 15 de março, mantendo viva a chama da insatisfação popular contra a corrupção e a falta de transparência no país.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments