Entrevista: Caio Braz em uma volta ao mundo

Urbano-colorido-tropical-racional-acessível-jovem. A mescla de todas essas definições traduzem o artista multifacetado, Caio Braz. Figura conhecida no mundo da moda por seu site homônimo e como apresentador do GNT Fashion, ele dá start em uma nova empreitada: uma coleção autoral de 20 artigos para o Altíssimo Verão 2014. A inspiração? O mundo! (…)

Em entrevistas e matérias, é possível perceber seu frescor e olhar conectado sobre a moda brasileira e internacional. Colocações bem posicionadas e pautadas pelo bom humor que lhe é peculiar traduzem seu estilo de ver e ser. Nesse embalo, ele deu vida à arte de viajar e a materializou em estampas que remetem à América, Oceania, África, Ásia e Europa.

T-shirts, camisas, shorts e spadrilles idealizadas com toque descolado e ar de quem vê a vida com ótimos olhos. Peças ideais para dias de puro fervor que não custam mais que R$ 200, cada. O máximo, não?!

caiobrazcolecaomundo01

O que começou como uma brincadeira para uso próprio e amigos próximos, passou a tomar corpo e neste mês, ganhará o Brasil em cinco lojas físicas de diferentes cidades – SP, RJ, BH, Belém e Recife – e pelo e-commerce Caio Braz. Sobre isso e muito mais, confira meu papo com o fera.

 

O Cosmopolita: Vivemos a era das redes sociais e com estas ferramentas em plena efervescência, passamos a filtrar as informações que mais nos interessa. Com essa democratização, os apaixonados por moda masculina buscam referenciais para ficar por dentro do que acontece. Você como um desses nomes, como encara essa relação sendo um formador de opinião?
Caio Braz: Se considerar formador de opinião acho um pouco demais, mas eu tenho consciência que bastante gente me segue e que acabo influenciando algumas pessoas. Acho isso muito positivo e tento passar uma mensagem sempre de otimismo, ousadia e de fazer a diferença.

caiobrazcolecaomundo02

O Cosmopolita: Apesar de manter as raízes cibernéticas, você migrou para a TV e desempenha desde 2011 as funções de apresentador e repórter do GNT Fashion, principal referência do segmento em programa de TV. A maioria do conteúdo é voltada ao público feminino devido a vários fatores já conhecidos por todos nós, mas e a moda masculina? O programa tem planos de abordar mais sobre o tema?
Caio Braz:
Queremos muito, mas a moda masculina precisa sair do lugar comum. As pessoas costumam colocar muito a culpa no mercado. Culpa-se o homem brasileiro, as pessoas ficam falando que é o homem brasileiro é cafona. Mas como ele vai deixar de ser se o que está nas vitrines são hordas de sapatênis? Camisas com colarinhos imensos? E tudo caro. As marcas precisam entregar produtos com mais design e preço mais adequado, e a partir daí surgirá uma transformação no estilo.

caiobrazcolecaomundo03

O Cosmopolita: Seu humor é uma característica peculiar e está presente em boa parte de suas colocações. Para tanto, raciocínio lógico, pegadas rápidas e sacadas são uma constante em sua vida. A que você atribui tanta criatividade nessas horas?
Caio Braz: Acho que o repertório é um somatório de todas as experiências da infância, adolescência, fase adulta. Os livros, os discos, as revistas que você lê. Existe uma diferença entre saber as letras e saber ler. E muita dedicação, porque qualquer comportamento vira uma reflexão, um objeto de estudo. É interessante e cansativo.

 

O Cosmopolita: A Web continua a ser um campo que você explora fortemente. Além do blog com posts constantes e abordagens diversas acerca do seu lifestyle, a sua nova empreitada diz respeito a uma coleção própria com inspiração em viagens mundo afora. Essa etapa significa mais uma função diante de várias que você já exerce. Como surgiu esse projeto? Sempre quis desenvolvê-lo ou foi uma consequência? A ideia de agregar seu nome aos artigos lançados no próximo mês é o pontapé inicial de uma série de outras coleções?
Caio Braz: A moda me deu uma chance de desenvolver muitas facetas artísticas: como apresentador, como ator, e agora como criador. Quero fazer isso por bastante tempo. Já tenho até o tema da próxima coleção, mas nem posso contar. Moda é arte e comunicação, tento agregar esses valores no meu produto, e a internet permite que a gente experimente, empreenda. É um ambiente muito estimulante.

caiobrazcolecaomundo04

O Cosmopolita: Estamos com os dois pés praticamente no Verão. Quais são as peças-chave que crê veementemente que irão bombar na moda masculina? E também, quais são aquelas outras que devemos dar um break e esquecer, ao menos por enquanto, tipo o que já deu preguiça e que não fará falta?
Caio Braz: Estampas, claro. Muita cor! É verão! Alegria! Alpargatas são um hit completo porque são muito práticas, estilosas e resistem ao seco, molhado, areia. Chapéu panamá também acho um charme. Sobre o que já saiu um pouco de moda, aquelas sungas maiores que o sungão, quase shortinhos. Virou meio coisa do Cristiano Ronaldo.

 

E você, afim de dar uma conferida nessa coleção? Se liga no tour de lançamentos que o Caio vai fazer:
05/12 – Rio de Janeiro – Dona Coisa
07/12 – Belém – Na Figueredo
11/12 – Recife – Avesso
12/12 – São Paulo –  Choix
13/12 – Belo Horizonte – Bollocks

 

See ya!

 

+ www.caiobraz.com.br